< Bonecadas Anteriores

2006/05/30

SBSR 2006 Report - Alice in Chains

Ora bem, tal como prometido, aqui fica o meu comentário aos concertos do dia 26 do Festival SBSR 2006.

Para não vos chatear muito com um texto gigantesco, não vou falar de todas as bandas ao mesmo tempo.
Por hoje, aqui fica o relato do concerto dos Alice in Chains:

Embora tenha começado bastante cedo, ainda com o sol a brilhar bem alto, já havia uns bons milhares de pessoas no recinto à espera de ver os "novos" Alice in Chains (AIC) em palco.
Confesso que estava algo receoso em relação ao novo vocalista. Qualquer fã de AIC concordará comigo quando digo que Layne Staley é insubstituível.
O que é certo é que William Duvall cumpriu o seu papel na perfeição. Sem querer propriamente ser um clone de Staley, Duvall conseguiu agarrar o público com a sua voz que, por vezes, ainda fazia lembrar a do falecido vocalista dos AIC.
Não deve ser nada fácil estar no papel dele. A aceitação dos fãs mais ferrenhos de Staley podia ser má, mas Duvall encarou a situação com muita humildade, chegando a dizer em PORTUGUÊS, e passo a citar: "Abrigado por deixarem eu tocar a música do Alice in Chains". Como é óbvio, arrancou uma salva de palmas do público.

O resto da banda mostrou que ainda está em plena forma.
Jerry Cantrell (guitarrista), sempre sorridente e comunicativo, conseguiu fazer com que quase não se desse por falta de Layne Staley, quando cantava em dueto com William Duvall.
Mike Inez (baixista), com a sua energia contagiante, mostrou que ainda é um dos melhores baixistas da cena rock mundial.
Sean Kinney (baterista) esteve de parabéns nesse dia, não só pela brilhante prestação, mas também porque era o seu 40º aniversário. Como baterista que sou, sempre tive Kinney como um exemplo a seguir e, pelo que vi e ouvi, só tem melhorado com o tempo.

Tal como se esperava, a banda tocou alguns dos seus temas mais emblemáticos como Rooster, Down in a Hole, Man in the Box, Angry Chair ou Would.
O único apontamento negativo que faço é em relação ao som. Embora estivesse, de um modo geral, bom, estava bastante mais baixo do que o som das restantes bandas que tocaram nesse dia.
No final do espectáculo (que me pareceu algo curto), os quatro membros da banda agarraram num enorme pano que algumas pessoas do público tinham levado e ergueram-no em cima do palco. Nesse pano podia ler-se uma frase que resume bem o concerto dessa tarde e, ao mesmo tempo, aquele que é o desejo de milhares de fãs por esse mundo fora:

Alice In Chains: Born Again


Aqui ficam os links para dois pequenos vídeos que consegui encontrar no YouTube do concerto.
Aparentemente foram filmados com telemóvel, por isso não esperem grande qualidade!

Vídeo 1 - Parte de "Would"
Vídeo 2 - Parte de "Angry Chair"

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.